Páginas

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Com medo de CPI, prefeito de Santa Quitéria baixa decreto criando feriado de três dias no município; Manobra impediu trabalho da câmara

Decreto instituiu feriado durante essa quinta e sexta, além de terça da outra semana 
Parlamentares encontraram câmara vazia e com portões fechados 

Antenor Ferreira 

O desespero do prefeito de Santa Quitéria/MA, Sebastião Araújo Moreira (PR), o "Moreirão", extrapolou todos os limites. O prefeito que agora encontra-se com bens bloqueados e sigilo bancário aberto, em acordo com decisão do juiz da comarca de Buriti, Jorge Antonio Sales Leite, que também determinou o mesmo com os bens da "1ª dama" do município, Dalila Pereira Gomes, e do empresário Arquimário Reis Guimarães, titular da empresa A. Reis Guimarães (Clique AQUI e veja), ontem usou de uma manobra sorrateira e mesquinha, jamais vista no município, para mais uma vez impedir a instauração de uma CPI, para investigar os ilícitos atos cometidos em sua administração. 

Vereadores de Santa Quitéria mais uma vez impedidos de criar CPI contra o prefeito 
Caso não recordem, na última semana os parlamentares da base oposicionista colocaram em votação na câmara requerimento que pedia a criação de uma junta médica para avaliar a capacidade cognitiva e física do prefeito "Moreirão", a fim de atestar sua incapacidade de gerir o município, tendo em vista que seu estado de saúde foi agravado após ocorrência de um AVC, além da suspeita de desenvolvimento de mal de Alzheimer, e o outro que pedia  a instauração da CPI mencionada acima. 

O presidente da casa, Antonio José dos Santos Araújo, mais conhecido como Antonio Crispim, junto com o assessor jurídico da casa impediram a criação da Comissão Parlamentar de Inquéritos, fato que revoltou os demais vereadores e populares, que ainda por cima o viram encerrar a sessão antes do tempo previsto e em desacordo com os colegas edis. (Clique AQUI para rever matéria). 

Pois bem, ontem novamente os parlamentares de oposição foram a casa do povo e para surpresa da população de Santa Quitéria, a casa estava fechada e sem funcionários, completamente vazia. O motivo estava afixado no muro do recinto. Acreditem, para fugir da CPI, o prefeito Sebastião Araújo Moreira decretou pela primeira vez em toda história do município, um feriado de 3 dias seguidos (quinta, sexta e terça, 08). 

O gestor "embasou" a manobra, alegando serem esses dias de intensa atividade cristã, das festividades em honra a padroeira do município. Pense num prefeito "devoto"!

Comumente o feriado era apenas da 08, quando encerrasse os festejos. Veja o decreto:

Clique para ampliar 

Revoltados e já com um grande número de populares presentes, os vereadores decidiram abrir um dos portões da casa e ali no pátio fazerem um ato de repúdio a manobra do prefeito. 

Registramos com exclusividade o momento em que uma ferramenta "turquesa" foi usada para quebrar o cadeado do portão, ato que foi saudado pelos populares, que gritavam: "A casa é do povo, não é do prefeito não". Assista: 


Já no pátio da Câmara, o vice-presidente, Nonato da Colônia, abriu o manifesto, repudiando a atitude do prefeito e advertindo que a luta vai continuar. Nonato fez questão de ressaltar que os parlamentares ali presentes foram eleitos pelo povo, não pelo prefeito e pelo ex, Manim Leal, o qual dizem ser o mandante da cidade. 

Vice-presidente da câmara é surpreendido com inesperado feriado
no município  

"Essa casa aqui é do povo. Ao povo é que devemos nosso respeito". Afirmou 
Os demais parlamentares também foram firmes em seus discursos, merecendo destaque a frase mencionada pelo vereador Raimundo dos Santos Sousa, o Raimundo da Praça, que disse: 

"Hoje Santa Quitéria está vivendo o feriado da corrupção". Afirmou o parlamentar 
Vereador Raimundo da Praça 

A vereadora Janete foi outra que tascou uma frase que arrancou aplausos dos presentes:

"Chega dessa história de quem manda aqui é o Manim. Quem manda em Santa Quitéria é o povo". Afirmou 

Além dos demais parlamentares, populares também fizeram uso do microfone, externando o descontentamento com o executivo, que está levando o município para o buraco. 

Vereador Teixeirinha 

Vereadora Auriete 

Vereadora Francisca Moreira 
Um morador apresentou aos presentes um abaixo assinado que será entregue a 6 órgãos federais e estaduais, na próxima semana em São Luís, pedindo uma auditoria no município.
Chico Mará, faz leitura de abaixo assinado que será entregue
a órgãos, em São Luís 
Representantes de entidades e fóruns também se manifestaram. 

José Augusto, representante do núcleo do SIMPROESEMMA de Santa Quitéria 

Lívia, representante do fórum de redes de cidadania 
Encerrado esse momento os parlamentares e o povo saíram as ruas, em direção a praça JK, num buzinaço que despertou atenção de toda população quiteriense. 

Veja mais imagens: 
Parlamentares se reúnem com o povo, no pátio da Câmara 

Panfletos são distribuídos à população 


Quase 200 milhões recebidos ao longo da administração 

Moradores vão as ruas protestar 



Parlamentares na luta contra a corrupção 





Na próxima quinta-feira, 10, a câmara espera instaurar a CPI contra o prefeito, independente de provável feriado ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.